O ex-presidente da República Michel Temer e o secretário de Segurança de São Paulo Guilherme Derrite estão entre os palestrantes do Encontro Mato-Grossense dos Municípios, que acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro, no Cenarium Rural, em Cuiabá. A ideia é auxiliar os prefeitos, eleitos e reeleitos, a encontrarem soluções, especialmente frente à falta de recursos financeiros.
Ao lado do presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) Leonardo Bortonlin, o presidente do TCE-MT Sérgio Ricardo ressaltou a importância de se debater a aplicação dos recursos públicos. Ele ressaltou que dos 142 prefeitos de Mato Grosso, 75 foram reeleitos e 67 são novos – sendo que apenas 13 são mulheres.
Ainda conforme Sérgio, dados das LOAs apontam que o Estado deve arrecadar R$ 36,6 bilhões e os 142 municípios, somados, R$ 28,1 bilhões. Neste sentido, pondera que é necessário se debater os gargalos do Estado visto que Mato Grosso é rico para muitos, mas também é pobre para muitos.
“É isso que nós estamos fazendo, é buscar quais são as soluções. Porque a pergunta é como será o amanhã? A gente só ouve falar no Brasil em crise, próxima crise, próxima crise, e que a economia vai sofrer baques duros daqui para frente, a cada dia que passar”, frisa Sérgio.
Leonardo, por sua vez, detalha que Temer irá falar sobre a sua gestão à frente do Brasil. Já Derrite debaterá a respeito dos desafios da segurança pública frente ao crescimento do crime organizado.
Realização
O encontro é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), que visa reunir líderes e gestores municipais de todo o estado para discutir os principais desafios e soluções para uma gestão pública eficiente, inovadora e sustentável.
A expectativa é reunir os prefeitos dos 142 municípios, além de secretários, vereadores e outros interessados nas temáticas.
Haverá também painéis com o ministro do TCU, Augusto Nardes, o governador Mauro Mendes, além dos presidentes do TCE-MT e da AMM.
Painéis técnicos serão sobre educação e políticas de assistência social; meio ambiente e sustentabilidade; agricultura familiar e desenvolvimento; gestão fiscal e contabilidade pública; saneamento básico e saúde pública
Repasses serão feitos de forma escalonada, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social)
Crimes foram motivados, principalmente, por términos de relacionamentos e ciúmes, aponta levantamento do MPMT.
A cerimônia de entrega do troféu e certificados está marcada para 14 de março de 2026, no Salão de Eventos da APAE, em Araputanga.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.